A pandemia de COVID-19 trouxe consigo a vivência do estresse e do trauma. Isso se deve a situações que se relacionam diretamente, como o isolamento social, o adoecimento e o luto, e também indiretamente, como perdas econômicas e violência interpessoal. O estresse e o trauma, nesse contexto, alcançam proporções epidêmicas e se diferenciam do habitual pré-pandêmico, pois são coletivos e continuados. A partir do conhecimento desenvolvido pela pesquisa COVIDPsiq, que vem estudando a saúde mental dos brasileiros, assim como o de trabalhos paralelos, este curso está sendo proposto para atualizar profissionais da saúde na temática. O curso pretende explorar o tema abordando desde a avaliação até o tratamento, passando pelos diversos transtornos decorrentes, sob a perspectiva hospitalar e de emergência.
SOBRE
Projeto de pesquisa: Monitoramento da evolução da sintomatologia pós-traumática, depressão e ansiedade durante a pandemia da COVID-19 em brasileiros
Tendo em vista a evolução da pandemia pelo COVID-19 no Brasil, e a adoção de medidas de restrição social, é esperado um aumento dos casos de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtornos de ansiedade e depressão. Em situações de epidemia, os serviços de saúde mental podem se tornar sobrecarregados; contudo, não se sabe qual a evolução desses transtornos ao longo do tempo. Este estudo objetiva monitorar a evolução dos sintomas de TEPT, ansiedade e depressão durante a pandemia de COVID-19 em brasileiros, e investigar fatores de risco sociodemográficos relativos à história psiquiátrica e contágio, assim como traços mal-adaptativos da personalidade e crescimento pós-traumático.
As evidências científicas produzidas por esta pesquisa servirão como referência para ações de intervenção governamentais e privadas.
A equipe é formada por médicos psiquiatras, psicólogos, professores, residentes e alunos de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Franciscana (UFN) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A pesquisa foi avaliada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) CAAE 30420620.5.0000.5346. A pesquisa tem financiamento próprio e não há conflitos de interesse.
Os resultados podem ser acessados aqui.
Pesquisador Responsável
Vitor Crestani Calegaro, MD, PhD
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Residência Médica em Psiquiatria no Hospital Universitário de Santa Maria/Universidade Federal de Santa Maria (2013). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Doutorado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019), com a tese "O incêndio da boate Kiss: investigação da relação entre personalidade, psicopatologia e resiliência". É professor adjunto do Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Santa Maria. Coordena o Ambulatório de Psiquiatria do Centro Integrado de Atenção às Vítimas de Acidentes (CIAVA), no Hospital Universitário de Santa Maria. É supervisor do Programa de Residência Médica em Psicoterapia (R4) e preceptor da Residência Médica em Psiquiatria, na Universidade Federal de Santa Maria. Atua como médico psiquiatra na Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd/UFSM) prestando atendimento aos alunos da instituição, e em consultório particular na Clínica Mensana, em Santa Maria - RS.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7984754404665250
Contato: vitor.calegaro@ufsm.br
Saiba mais sobre a pesquisa:
Conheça nossa equipe:
Entre em contato conosco:
Acompanhe as orientações para que você enfrente essa fase da maneira mais saudável possível:
Fique por dentro! Acompanhe as reportagens relacionadas ao projeto:
Lives semanais sobre saúde mental na pandemia.