top of page

RESILIEIGHT

O coordenador do projeto COVIDPsiq, Prof. Dr. Vitor Calegaro, faz 8 recomendações para a manutenção da saúde mental e o bem estar no contexto da pandemia de COVID-19. 

O vídeo faz parte da iniciativa RESILIEIGHT, que consiste num programa de reforço da resiliência a fim de promover a saúde mental e prevenir transtornos mentais decorrentes de situações de estresse e trauma.

O vídeo é destinado para a população geral a fim de contribuir com a manutenção do equilíbrio mental/emocional, e não se limita ao contexto atual.

As recomendações são embasadas em diversos estudos sobre a resiliência em desastres, incluindo a experiência a partir do incêndio da boate Kiss, e é oriundo da tese de doutorado do autor.

OS OITO PILARES DA RESILIÊNCIA

Mantenha um corpo sadio

A realização de exercícios físicos e a manutenção de hábitos saudáveis de alimentação são diretamente associados à saúde mental.

Respeite seus ritmos

Respeitar os ritmos biológicos (alimentação, sono, ciclo menstrual e sexual) e sociais (ciclos de atividade e descanso, trabalho e lazer, finais de semana e férias) é essencial para manutenção da saúde mental.

Foque em emoções e pensamentos positivos

Pessoas resilientes tendem a enxergar o lado positivo das coisas; as emoções colorem as experiências, enquanto os pensamentos dão significado a elas.

Tenha um propósito na vida

Para ter propósito, é preciso ter experiência de vida: experimente, invente, tente, tenha sonhos e metas claras e realistas.

Cultive relacionamentos saudáveis

Seja tolerante, empático, evitando julgamentos e buscando a compaixão; livre-se de relacionamentos tóxicos e busque construir uma rede de suporte.

Invista em recursos internos

Tenha uma mente limpa, ativa, atenta e preparada; alimente seu cérebro, desenvolva habilidades e evite a sobrecarga de informações, diminuindo o uso de celular e redes sociais.

Aceite e agradeça

Viva um dia depois do outro. Aceite seus defeitos, mas conheça suas qualidades; aceite o que não pode ser mudado e mude o que for possível.

Acredite

As crenças ajudam a dar sentido à vida, pois nem tudo é compreendido pela razão. 

bottom of page